quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Alimentos bons para os olhos


Mais do que agradar a vista, alguns alimentos são capazes de protegê-la contra os desgastes do tempo. Três novíssimos estudos revelam por que priorizar certos nutrientes no dia a dia afasta doenças sérias e prolonga a vida útil da visão.
Minutos antes de desfrutar de um banquete, os olhos disputam com o nariz a condição de primeiro sentido a aguçar o apetite. Abertas, as janelas da alma captam as cores e os detalhes da entrada à sobremesa. Mas, se elas começam a emperrar, o prato vistoso perde uma pitada da graça. Para que, no depender da visão, as refeições continuem atraentes, saiba que existem certos alimentos com o poder de preservar os olhos por anos e anos. Recém-saído do forno, um estudo da Universidade de Melbourne, na Austrália, comprova que o consumo regular de peixes, redutos de ômega-3, diminui o risco de degeneração macular relacionada à idade, problema que pode levar à cegueira.
 

"Altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas. O déficit dela, portanto, pode favorecer o aparecimento da doença", justifica Elaine Chong, uma das autoras do trabalho, que avaliou mais de 6 mil pessoas de 58 a 69 anos. Outra pesquisa em solo australiano, essa da Universidade de Sydney, endossa a conclusão dos seus conterrâneos. Após investigar quase 2 500 voluntários num período de dez anos, os cientistas notaram que comer pescados no mínimo uma vez por semana já reduz a probabilidade de ver a mácula sofrer.
"O ômega-3 é importante para preservar os pequenos vasos que irrigam os olhos e ainda protege a retina contra inflamações", explica a epidemiologista Vicki Flood, que participou da pesquisa. De acordo com ela, não são apenas os peixes que merecem entrar no seu prato: as nozes também são guardiãs da visão. Dois punhados por semana aumentariam o escudo contra o declínio da mácula. O azeite de oliva é outro exemplo. Assim como as oleaginosas, seu benefício vem da mistura de gorduras saudáveis e substâncias antioxidantes — aquelas capazes de atenuar os efeitos do tempo no olhar.


As gorduras benéficas selecionadas para o cardápio ainda mantêm um elo com a lubrificação do globo ocular. E quem sobressai de novo é o ômega-3, consagrado no combate ao olho seco. "Esse problema é causado por uma mudança na composição da lágrima que umidifica a córnea. Ela então passa a evaporar mais depressa", explica o oftalmologista Maurício Barros, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Como os lipídios são ingredientes desse líquido, há evidências de que o ômega dos peixes e da linhaça contribua para restabelecer a receita ideal.


Visão sem ferrugem
Os radicais livres, moléculas que, em excesso, danificam as células do corpo, não poupam os olhos — com os anos, eles sentem os efeitos do que os cientistas chamam de estresse oxidativo. "No fundo, a degeneração macular é resultado do acúmulo de oxidação numa porção da retina", exemplifica Nilva de Moraes. Embora o organismo saiba se defender na maioria das vezes, a alimentação pesa muito no desfecho do embate.
Daí por que investir nos antioxidantes, como as vitaminas C das frutas cítricas e E das nozes e castanhas, faz diferença para evitar que a visão enferruje. Mas há nutrientes com essa propriedade que prestam um serviço ocular exclusivo, afastando, entre outros males, a catarata (veja o quadro abaixo). É o caso da luteína, presente nas folhas verde-escuras, e da zeaxantina, encontrada no milho. A mesma equipe da Universidade de Sydney que analisou o papel das gorduras na saúde visual já havia percebido que essa dupla protege contra a degeneração macular. "A luteína e a zeaxantina se depositam seletivamente na retina, onde se concentra a maior parte dos receptores de luz", explica a engenheira de alimentos Giovanna Pisanelli de Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. "Ali, elas também atuam como filtros contra a luz azul, uma radiação que lesa os nervos ópticos."
  

Relação dos alimentos:
Cenoura
Espinafre
Mamão papaia
Brócolis
Abóbora
Couve-de-bruxelas
Pêssego
Pimentão
Damasco 
Ervilha
Linhaça
Sardinha
Salmão
Nozes
Azeite de Oliva
Leite
Ovos
Fígado

  
Um capítulo à parte é a vitamina A. Na cenoura, na abóbora e no tomate deparamos com o betacaroteno, substância que é transformada na vitamina dentro do corpo. Sua versão prontinha é oferecida pelo leite, pelos ovos e pelo bife de fígado. "Essa vitamina ajuda a manter a lubrificação dos olhos e é componente de um pigmento que nos permite enxergar com pouca luz ou no escuro", conta a nutricionista Cláudia Saunders, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Daí que a carência do nutriente causa cegueira noturna principalmente entre crianças e, em casos graves, leva à perda total da visão.
Nem tudo o que alegra os olhos lhes faz bem. As guloseimas, por exemplo, não pedem parcimônia por acaso. Quem sempre se farta de muffins como os da foto ao lado, biscoitos, salgadinhos e companhia também comete um atentado ocular. E o vilão aqui é nada mais nada menos que a gordura trans. O trabalho da Universidade de Melbourne prova que, ao longo dos anos, ela multiplica a probabilidade de um indivíduo sofrer de degeneração macular. "A trans está ligada a níveis desregulados de gordura no sangue e a processos inflamatórios, condições que aumentam o risco da doença", afirma a professora Elaine Chong. "A degeneração da mácula é marcada pelo aparecimento de vasos sanguíneos anormais e por uma constante inflamação local", esclarece o médico Walter Takahashi, que é chefe do setor de retina do Hospital das Clínicas de São Paulo.
 

Doce veneno
Os cientistas também desconfiam há um bom tempo que, em demasia, o açúcar é outro fator prejudicial nessa história. Ora, são os diabéticos que não controlam os níveis de glicose no sangue os principais alvos de lesões que, no transcorrer de décadas, fazem a retina sucumbir. "As células desse tecido não têm um mecanismo protetor contra altas cargas de açúcar na circulação", explica a oftalmologista Jacqueline de Faria, da Unicamp. "Nessa região, o excesso de glicose propicia a formação de radicais livres e um processo inflamatório que levam a estrutura celular ao colapso", completa.
 

Será que apenas os diabéticos deveriam maneirar nos doces e nas massas para o bem dos olhos? É provável que não. Um novo estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, atesta que dar preferência a alimentos de baixo índice glicêmico — aqueles que não disparam repentinamente as taxas de açúcar no sangue — é uma forma de resguardar a visão. A pesquisa foi realizada com mais de 4 mil pessoas com alterações na mácula. A conclusão: manter os níveis de glicose seguros por meio da alimentação retarda o avanço da doença. "Falta decifrar agora detalhes dos processos que explicariam essa proteção", comenta Jacqueline.
Enquanto aguardamos essa resposta, os cientistas aconselham priorizar frutas, verduras e cereais. Não bastasse diminuir o tempo de absorção do açúcar — e seus possíveis danos — esses alimentos são povoados dos benditos antioxidantes. Contemplálos em sua rotina (e não apenas com o olhar) significa enxergar mais longe, sem problemas à vista.


Cuide da saúde dos seus olhos. Vá ao oftalmologista.
Óticas do Povo
Av. Sete de Setembro, nº 400
Fundação Politécnica
Sb, loja 173
Ricardo Barreto
 
 
Fonte:
Por: Diogo Sponchiato – Nutricionista
Fotos: Google imagens
Site: www.saude.abril.com.br

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário