sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Lilicando - Horta Urbana



Encontrei minha cura. Um remédio para controlar a ansiedade, exercitar a paciência e desenvolver o equilíbrio e a tranqüilidade. Entender que tudo tem seu tempo. Minhas sementes foram semeadas no mesmo dia. Todas são propícias para esta época do ano. Receberam a mesma terra, o mesmo adubo, e são regadas no mesmo instante. Algumas levaram cinco dias para criar vida, outras sete, já algumas dez, e, já outras nem brotaram ainda, talvez nem brotem. Insistem em ficar lá encolhidinhas dentro da terra. Algumas plantinhas crescem com força e vitalidade mostrando logo suas folhas, outras surgem frágeis e delicadas, não resistem muito ao vento ou ao sol. Portanto, precisam de mais cuidado que outras. No tempo certo serão transplantadas. Algumas irão crescer e darão frutos, outras não. É a natureza das coisas, e, assim, somos nós.

Para você que acha que plantar é privilegio de quem mora no campo. Abandone essa ideia. Para ter contato com a terra, plantar, cultivar e colher não precisamos necessariamente ter um sítio, fazenda ou quintal. Com imaginação e criatividade podemos ter em nossa casa ou apartamento uma horta orgânica, cultivar uma árvore frutífera em vaso. E termos um alimento saudável sem agrotóxicos e pesticidas, nos proporcionando saúde e bem estar. Além de nos presentear com um ambiente mais alegre, com mais vida, cores, aromas e energia positiva.

O primeiro passo antes de colocar em prática a minha horta foi pesquisar o que era necessário: o que plantar (levando em consideração a estação do ano), como plantar, o material adequado a ser utilizado.  Li muitos artigos. Visitei sites sobre horta e jardinagem, assisti tutoriais. O meu pai desenvolveu um canteiro suspenso com sistema de irrigação. O local deve ser o mais ensolarado possível. O sol é vital para o desenvolvimento das plantas. No verão é preciso regar duas vezes ao dia.

Poderá utilizar vasos, canteiros, caixa de leite, garrafa pet, latas, etc.

1.    Vaso com furos;
2.    Coloque 1/3 de brita, gravilhão, pó de serra para fazer a drenagem;
3.    Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;
4.    Coloque as sementes ou plante as mudas.

Leia as instruções na embalagem da semente. Não é propaganda, mas da experiência que tive, das marcas de sementes que utilizei pude observar que a marca “Feltrin” desenvolveu mais rápido e as hortaliças ficaram mais viçosas.  

O que brotou e cresceu com facilidade: salsa, coentro, girassóis vermelhos, hortelã do grosso, agrião, alho – desenvolvendo lentamente: alface, alecrim, arruda – Não brotou: cebolinha.

"Ame toda a criação de Deus, todo e cada grão de areia. Ame cada folha, cada raio de luz. Ame os animais, ame as plantas, ame cada coisa distinta. Se amar todas as coisas, perceberá o mistério de Deus em tudo. E a partir do momento que você perceber isso, você terá a cada dia, uma compreensão maior, até finalmente, amar o mundo inteiro, com um amor total e universal." (Fiódor Dostoiévski) 








Agradecimento: Meu Pai, meu eterno herói! 
Fotos: Lílian Pinho - Todos os direitos reservados ©




Nenhum comentário:

Postar um comentário