domingo, 16 de novembro de 2014

Alimente Sua Mente - A Casa do Rio Vermelho



 

Se  for de paz pode entrar! 




Antes de qualquer coisa. Queria dizer que ainda estou sobre o efeito visual, auditivo e olfativo, e de todos os outros sentidos que essa visita provocou em mim. Desde que assisti à Paloma Amado no “Sem Censura” falando do Projeto. Imaginei que seria algo grandioso. Fiquei cheia de curiosidade aguardando ansiosa a inauguração. Sexta feira, dia 14 estava eu lá de pronto para conferir, e mergulhar no universo de Jorge Amado.  A viagem já começa ao adentrar a Rua Alagoinhas. Lugar calmo, tranqüilo. Onde tem verde e ouvem-se os cantos dos pássaros. Encontrei com um grupo de estudantes de Publicidade. Iniciamos uma animada conversa. Mas tratei de desvencilhar-me deles. Não que não estivesse gostando. Mas, porque eu queria sentir tudo àquilo sozinha. Sim, egoisticamente, só.  Haviam algumas pessoas nos diversos bancos espalhados pelo jardim. Orquídeas brotavam de jambeiros, mangueiras, pitangueiras, árvores plantadas por Jorge e Zélia. A escultura em que parece uma flor, mas, dependendo da posição é a Pomba da Paz. Presente ofertado por Niemeyer. Saindo dali, deparei-me com o “Lago dos Sapos”, e, de quando em vez, ouvia-se um coaxar. Ao lado esquerdo os azulejos de Carybé. Cada visão era um deleite.


 Ao todo são 15 ambientes.

 

“A roda de conversa” são vídeos com depoimentos de familiares, amigos, pessoas do meio artístico. Todos que de alguma forma tiveram ligação com Jorge e Zélia.

 

“Sala de Leitura” tem uma super tela de onde 47 artistas fazem leitura de trechos das obras do escritor. Dentre eles: Caetano Veloso, Elizabeth Savala, Fabrício Oliveira, Antônio Pitanga, Chico Diaz, Sônia Braga, Mabel Velloso, Laura Cardoso, Regina Casé, Mateus Solano, Paloma Amado.

“Jorge Amado e o Candomblé” esse mostra o Jorge no cenário político, o Jorge ativista defensor e divulgador da cultura da Bahia. Enfim.

 

O cômodo “Cozinha de Dona Flor” ah! Que maravilha. Tudo feito com muito esmero. A comida cenográfica deixa a boca ávida de tão real. Exala um cheiro de pimenta. O teto é repleto de cestas de vime de diferentes tamanhos. Enquanto a Dadá (quituteira mais famosa da Bahia) ensina a fazer receitas, lógico, comida baiana.

 

O quarto do casal foi o ambiente que me impressionou pela tecnologia e recursos áudio-visuais. Imagens eram projetadas na cama e paredes. Figuras e textos formando um universo lúdico e mágico.

 

O cômodo da sala dispunha de objetos antigos como TV, aparelho de som, máquinas de datilografar. Esculturas, quadros, louças. Um baú com livros que amei.

Entre os objetos pessoas: As famosas camisas coloridas do Jorge, chinelos, chapéus, gravatas. Os charmosos roupões da Zélia. 


Destaque para as cartas. Muitas trocadas pelo casal. Outras deles para filhos, netos, amigos.  Tem cartas do Érico Veríssimo, Monteiro Lobato, Dorival Caymmi, Yoco Ono, entre outros. Muitas fotos de viagens pelo mundo.

 

Na casa, viveram por 37 anos. Jorge Amado morreu em 2001. No ano de 2003, a casa foi fechada. Mas, como disse Paloma Amado (filha), sempre foi um desejo da Zélia que virasse um centro cultural.  A curadoria e cenografia são da responsabilidade de Gringo Cardia. A coordenadora do acervo foi a Maria João (neta).

 

A vontade que tinha era de não mais sair dali. E, depois que sai. Era poder voltar o quanto antes.

 


Por enquanto a casa estará aberta de Sexta a Domingo, das 10h às 17h. A entrada custa R$ 20 (inteira), R$10,00 (meia) Professores do ensino fundamental e médio não pagam, assim, como os alunos da rede pública. E, ainda, crianças até 5 anos.  



























Lilicando - Esmalte da Semana



A vida não está fácil. Não é um olhar pessimista. Mas, é de fato a realidade nos tempos atuais. A busca do espaço profissional. A necessidade constante de atualização. As coisas acontecem numa velocidade incrível, à gente pisca, e elas já não estão no mesmo lugar. Não precisa imergir nesse universo consumista de ter. Mas, precisamos fazer um carinho na gente. Para nos sentirmos ainda mais bonitas, bem, sobretudo, com nós mesmos. Eu gosto de me arrumar, ainda que não tenha ninguém para me ver.


Pois é. Você que passou a semana toda trabalhando, estudando. Cuidando da família, da casa. Chegou o final de semana e tem que organizar tudo para a nova semana que irá se iniciar. Mas, já parou para cuidar um pouquinho de você? Como estar seu cabelo, sua pele, suas unhas. Eu já fiz as minhas. E o esmalte da semana é café com rebu. Isso me lembrou a música “Tigresa” Composição de Caetano, interpretada pela poderosa Gal Costa. Cuidem-se! Beijo.


 



Uma tigresa de unhas negras e íris cor de mel

Uma mulher, uma beleza que me aconteceu

Esfregando a pele de ouro marrom

Do seu corpo contra o meu

Me falou que o mal é bom e o bem cruel

Enquanto os pelos dessa deusa tremem ao vento ateu

Ela me conta sem certeza tudo o que viveu

Que gostava de política em mil novecentos e sessenta e seis

E hoje dança no Frenetic Dancin' Days

Ela me conta que era atriz e trabalhou no Hair

Com alguns homens foi feliz com outros foi mulher

Que tem muito ódio no coração, que tem dado muito amor

E espalhado muito prazer e muita dor 

Mas ela ao mesmo tempo diz que tudo vai mudar

Porque ela vai ser o que quis inventando um lugar

Onde a gente e a natureza feliz, vivam sempre em comunhão

E a tigresa possa mais do que o leão

As garras da felina me marcaram o coração

Mas as besteiras de menina que ela disse não

E eu corri pra o violão num lamento

E a manhã nasceu azul

Como é bom poder tocar um instrumento


Na Cozinha da Líli - Abacaxi grelhado com canela



Oi, gente. Como já falamos aqui em outras ocasiões. Reeducação Alimentar consiste nos 3 certos. Escolha certa dos alimentos, quantidade certa e horário certo. R.A é uma alimentação equilibrada voltada para a saúde e bem estar. Sabe por que a maioria das pessoas fracassam ou desistem no meio do caminho quando fazem “dieta”. Porque elas não conseguem manter por um longo período de tempo determinadas escolhas. Ninguém vai viver de sopa para o resto da vida. Muito menos de dieta líquida, dieta da melancia, e por ai vai. Não adianta querer emagrecer rapidamente. Privar o seu organismo de alimentos e nutrientes que ele precisa para manter o bom funcionamento. Possivelmente irá recuperar o peso tão rapidamente quanto eliminou.  Então, meus queridos. A escolha não é para 2, 3, 4 meses. É para uma vida toda. Não é moda que vem e vai. É permanente. Chegou feriado, final de semana. Recebeu um convite para sair com os amigos. Para um almoço em família, uma festa. Ai vem à pergunta: E agora?

 

Muitas pessoas ficam nesse dilema. Porque acreditam que não podem comprometer a sua alimentação. Não querem ser “tentadas” então se privam de ir a determinados lugares e evitam até determinadas pessoas. Ora. Você iniciou uma R.A não uma dieta. Lembra da diferença. R.A, estilo de vida. É continuo não é temporário.  Portanto, não vai se privar de viver. De desfrutar da companhia das pessoas de ir a eventos. Vá, mas sabendo respeitar o seu limite. Trabalhe isso na sua mente.

 

Não tem coisa mais desagradável que ficar repetindo a frase: “Não posso, estou de dieta”. E também, não vá querer mudar o mundo porque VOCÊ resolveu fazer uma escolha que é SUA.  Foi para casa da sogra, a criatura fez aquele prato que sua especialidade. E fica aguardando o momento de receber os elogios. Não corte o barato dizendo que não pode comer. Deixe de ser chata (o). Como um pedaço. O marido ou esposa preparou um jantar especial com todo carinho? Não faça desfeita dizendo que não pode.

 

O segredo é compensar. Por ventura saiu da rotina. Compensa pré ou pós.

Domingão rolou aquele churrasco. Aquela farofinha torradinha, olhando pra você. Sua boca salivando, morrendo de vontade de comer. Coma, não morra não. E sem remorso. Porque o remorso faz engordar. Remorso meus queridos, faz misérias. Não vai se encalacrar, né, duas colheres basta. Se o “diabinho da gordice” ficar azucrinando. Não dê ouvidos. Enxota-o. A ideia é tão somente saciar o desejo.

 

O motivo dessa postagem é a dica do abacaxi que ajuda na digestão. Ele possui bromelina uma enzima que quebra as fibras da carne. Vou dar uma sugestão de sobremesa maravilhosa para depois daquele churras.





Abacaxi grelhado:

 

Corte o abacaxi em rodelas

Polvilhe canela

Leve para grelhar dos dois lados


Gente, o aroma é simplesmente, incrível. A casa ficou toda perfumada. 


Na Cozinha da Líli - Sorvete de Banana e Morango


Oi, gente! Outro dia liguei a tevê. Não recordo qual emissora  e estava no finalzinho de uma matéria que falava sobre sucos industrializados. A entrevistada uma moça muito simpática e instigante. Relatava a composição e quantidade de fruta que havia nas caixinhas de suco. A pergunta era: Seriam esses sucos de fato naturais ou até mesmo da fruta que dizia na embalagem. Achei tão interessante que corri para Internet a fim de descobrir mais sobre seu trabalho. A moça em questão era Francine Lima. Jornalista com mestrado em Nutrição e Saúde Pública. Ela tem um Canal no YouTube chamado: “Do Campo à Mesa”. Que fala sobre a enganação da indústria alimentícia. De forma inteligente, divertida e dinâmica nos traz um alerta sobre o que estamos de fato comendo.  Esse assunto estar diretamente relacionado comigo e com você. Nós que estamos interessamos em saber a qualidade, procedência do que ingerimos. E que buscamos saúde e qualidade de vida. Falei com ela se poderia utilizar seus vídeos aqui no Blog. Ela consentiu. Depois de assistir um que falava sobre o SORVETE. Resolvi trazer uma receita de Sorvete de frutas. Prático, nutritivo e saboroso. Antes, vejam o que a Francine tem a dizer clicando no link:

 


https://www.youtube.com/watch?v=qeWXTg0f2Xs




Sorvete de Morango e Banana

Ingredientes: 

4 bananas maduras
1 caixa de morangos
4 colheres de creme de leite
Açúcar a gosto se precisar 

Modo de fazer: 

Corte as frutas e leve ao congelador por algumas horas (4h a 5h)
Depois de congeladas bata em um processador ou liquidificador acrescido de creme de leite. Coloque em uma vasilha e leve novamente ao freezer.

Você irá adaptar a quantidade de ingredientes de acordo com a sua necessidade. Eu coloquei duas colheres de açúcar porque acrescentei o creme de leite. E o alimento depois de congelado, perde-se um pouco o doce. Pode colocar iogurte natural no lugar do creme de leite, assim como utilizar outra fruta da tua preferência. Quando fizer comenta aqui como ficou. Aprecie com moderação 

























Imagens: Lílian Pinho – Todos os direitos reservados ©

domingo, 9 de novembro de 2014

Na Cozinha da Líli



Nosso corpo é uma “máquina”, e para manter-se funcionando bem. Ele precisa de alimentos saudáveis e adequados para sua manutenção. Os alimentos podem prevenir indesejáveis doenças e até mesmo curar.  Saiba aproveitar e explorar os benefícios e propriedades dos alimentos para poder ter saúde e qualidade de vida.

 

Arroz:

 

1 xícara de arroz  (quantidade adequada para o número de pessoas)

2 cenouras raladas

½ cebola (pequena) picada

2 colheres de azeite de oliva

1 colher (sopa) de açafrão

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

Sal a gosto

 

Modo de fazer:

 

Cozinhe o arroz, escorra e reserve.

Pegue a cebola picada coloque em uma panela com 2 colheres de azeite.

Refogue (não deixe ficar torrada)

Coloque a cenoura e o açafrão, continue refogando

Acrescente ¼ de copo de água

Mantenha o fogo baixo


Quando secar coloque o arroz e misture bem.




Salada:

 

Agrião bem lavado

Beterraba cozida em rodelas

Milho verde

 

Não adianta pegar uma salada com verduras e legumes fresquinhos, naturais e colocar um molho industrializado cheio de aditivos químicos e substâncias cancerígenas. Use molhos naturais ou apenas limão, vinagre de maçã, sal.

 



Molho para salada:

 

 

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

4 colheres (sopa) de água

4 colheres (sopa) de milho verde

Folhas de coentro a gosto

Sal a gosto

 

 

Modo de fazer:

 


Bata todos os ingredientes no liquidificador



















Batata assada:

 

5 batatas lavadas com a casca

Alecrim

Sal a gosto

Maionese light de limão

 


Modo de fazer:

 

Não descasco as batatas. A casca é tão nutritiva quanto à batata. Corte-as como na foto. Tempere-as (alecrim, sal, pimenta do reino), depois as envolva em papel alumínio, coloque em uma forma e leve ao forno por 40 minutos. Elas ficarão cozidas Al dente. Retire do papel, unte a forma com azeite. Passe uma camada de maionese por cima das batatas e leve ao forno para gratinar. Ficam saborosas e numa tonalidade linda.









 

Benefícios do açafrão

 


É antioxidante, ajuda na redução do colesterol e triglicérides


Tem propriedade antibacteriana. Combate a acne


Ajuda a melhorar a memória. Protege o sistema nervoso central


Age como antidepressivo melhorando o humor


Prevenção do câncer (cólon, fígado, ovário)


Ajuda na proteção dos olhos. Prevenindo contra catarata.

 


Benefícios da beterraba


Ajuda a desintoxicar o organismo

Fonte de vitaminas, proteínas e ferro

Manutenção dos tecidos cerebrais

Auxilia na formação dos ossos

Regula as funções musculares e nervosas

Previne problemas no baço e no fígado

Previne e auxilia no tratamento de anemia

Promove o descongestionamento das vias urinárias

Fortalecimento do sistema imunológico

Estimula a produção de glóbulos vermelhos

Estimula a concentração.

 

 

Benefícios do milho


Proteger as células

Reduzir os níveis de colesterol

Ajudar a controlar o açúcar no sangue

Ajudar a prevenir problemas cardíacos.  

 

 


domingo, 12 de outubro de 2014

Alimente Sua Mente - Paulo Leminski



Paulo Leminski Filho (Curitiba, 24 de agosto de 1944 — Curitiba, 7 de junho de 1989) foi um escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor brasileiro. Era, também, faixa-preta de judô. 


...me interessam todos os ritmos. De Cartola a Walter Franco. Do bolero ao baião, do tango ao mambo, até o silêncio.



Apagar-me
diluir-me
desmanchar-me
até que depois
de mim
de nós
de tudo
não reste mais
que o charme. 










Exposição “Múltiplo Leminski”

De 8 de Outubro a 7 de Dezembro
Local: Caixa Cultural - Das 9h às 18h
Rua Carlos Gomes - Salvador/BA

(71)3421-4200