segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dia Internacional do Café



Hoje é dia Internacional do café. Não chegamos ainda na metade do dia e eu já tomei duas xícaras. Gosto dele puro e fumegante. O meu café da manhã só está completo se tiver a cafeína.
O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e a segunda matéria prima mais comercializada depois do petróleo.

"Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais espertos ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava."

  • O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares e o câncer de cólon. Além disso melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.
  • O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
  • O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
  • Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína. Segundo alguns estudos, o seu consumo poderá mesmo baixar o risco de cancro da próstata19 .
  • Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
  • Ajuda a diminuir as dores musculares.

A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.
 



Fonte:

Wikipédia
Revista Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário