segunda-feira, 10 de março de 2014

Na Cozinha da Líli - Iogurte Natural Caseiro



Para preparar o iogurte caseiro é preciso “azedar” o leite e isso faz com que os pro bióticos, bactérias benéficas conhecidas como lactobacilos vivos se proliferem no alimento. São elas que colonizam a flora intestinal, auxiliam na regularização do intestino e melhoram a defesa do organismo.

Todos os iogurtes têm essa função, até mesmo os caseiros, que são ainda melhores, pois não possuem aditivos químicos, conservantes e açúcar.



Vai precisar de:

1 litro de leite desnatado
1 copo de iogurte natural integral (Consistência firme) 170g aproximadamente.




Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Desligue assim que começar a formar bolhinhas. Não deixe levantar fervura. É preciso ficar por perto observando. Se formar uma película (tipo nata), descarte-a.


Deixe esfriar. Vai levar uns 20 minutos. Dependerá da temperatura ambiente se estar mais calor ou frio. Quem não tem termomêtro, como eu. Verificará a temperatura no "dedometro" mesmo. Coloque o dedo no leite  de forma que consiga ficar por 10 segundos, sem queimar é claro. Este é o ponto (40°)  Despeje o copinho de iogurte no leite e misture bem.




Se tiver caixa de isopó use-a, do contrário. Coloque seu iogurte em uma vasilha e envolva-a com papel alumínio (opcional) e  uma  toalha de pano.


Coloque em um lugar fechado por cerca de 8 a 10 horas. Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência, está pronto. Eu coloquei no forno. Porque é quente e não corre o risco de alguém mexer.

Coloque em potinhos, tampe  e guarde na geladeira.


Observações:
  • Pode usar o leite desnatado ou integral, o mesmo vale para o iogurte.  A diferença é que usando o desnatado, a consistência será mais rala. Usando integral, ficará mais consistente, sendo que a diferença calórica é pouca. Então, você decide.
  • Com 1 copinho de iogurte poderá  usar até 4 litros de leite. Em conservação adequada. Pode durar até 10 dias. Observe as condições, odor, caracteristicas.
  • Na hora de consumir, pode colocar frutas (mamão, ameixa, morango) batida ou picada.
  • Caso queira adoçar, prefira mel. Pode ser adoçante também.
  • O custo da receita vai depender de quantos litros de leite utilize. Mas, é 4 vezes mais barato que adquirir no mercado.
  • Para fazer uma nova receita pode usar o mesmo iogurte já feito (chamado de “isca”) basta separar um copinho no final, ou seja, da próxima vez que fizer, não vai precisar comprar outro copinho no mercado. 
  • A ísca poderá ser usada até 3 vezes. Mais que isso, não deve porque altera o ph e fica ácido.
  • Pode usar em receitas, fazer molhos, etc.
  • Contém 95 calorias aproximadamente.

Resultado de dicas de amigos que são adeptos da alimentação saudável e fazem uso diário do Iorgute natural caseiro. Mais pesquisas na internet e Revista Saúde. 

Queridas colaboradoras: Lenon Passos, Tereza Cristina e Marlene Lopes, beijo no coração de vocês!





Nenhum comentário:

Postar um comentário