segunda-feira, 24 de março de 2014

Lilicando: Água - Dona da Vida



Bom dia! Sábado encontrei uma amiga que não via há algum tempo. Ela notou que emagreci e perguntou o que estava fazendo. Sabe o que é engraçado na gente?! Achar que existem fórmulas mágicas para as coisas acontecerem. Na verdade, todos nós sabemos o que é necessário para manter a saúde e a boa forma física. Alimentação saudável e exercícios, esportes. É assim e será assim sempre. É só colocar em prática. E só tem resultados quem faz. E não adianta fazer dietas da moda, tomar shakes, pílulas, passa gel redutor. Porque ou não terá resultados ou esses resultados serão imediatos. Não se sustentam em longo prazo. Não precisa ser especialista para entender que se tirarmos bruscamente alimentos que nosso corpo precisa para manter-se funcionando e bem ele ficará prejudicado. Quem está sedentário há anos, quem come errado há anos. Como é que vai emagrecer do dia para a noite?! Isso não existe. As coisas acontecem gradativamente. Tem que ter paciência e perseverança. E lembre-se quem emagrece de forma correta e saudável a possibilidade de manter-se magro é muito maior que aquele que  emagrece em um espaço de tempo pequeno e de forma equivocada. Quando você cuida da saúde, alimentando-se de forma saudável, praticando atividade física, esse emagrecimento que muitos almejam, acontece naturalmente. Saúde, boa forma é consequência do que você come e do quanto movimenta seu corpo.

Detox (Suco Verde):

1 laranja
1 pedaço de gengibre
1 beterraba
1 copo de iogurte natural (tem uma postagem ensinando como fazer)

Café:

Aipim
Maçã assada com canela
1 Castanha do Pará
Meu café amargo



“A água é um patrimônio comum da humanidade, cujo valor deve ser reconhecido por todos, e que por não ser inesgotável, requer sua preservação, controle, economia e uso de forma racional, para que possa satisfazer às necessidades dos usuários atuais e das gerações futuras.”


Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


1985, um grupo de cantores da MPB se organizaram e gravaram  um disco para arrecadar verbas para ajudar o Nordeste.

Chega de Mágoa

(Milton Nascimento)
Nós não vamos nos dispersar
Juntos é tão bm saber
Que passado o tormento
Será nosso esse chão
(Djavan)
Água, dona da vida
Ouve essa prece tão comovida
(Rita Lee)
Chega
Brinca na fonte
Desce do monte
Vem como amiga
(Coro)
Te quero água de beber, um copo d’água
Marola mansa da maré
Mulher amada
Te quero orvalho toda manhã
(Gal Costa)
Terra, olha essa terra
Raça valente, gente sofrida
(Gonzaguinha)
Chama,
(Elba Ramalho)
Tem que ter feira,
(Gonzaguinha)
Tem que ter festa,
(Gonzaguinha e Elba Ramalho)
Vamos pra vida
(Chico Buarque)
Te quero terra pra plantar,
(Chico Buarque e Fafá de Belém)
Te quero verde
(Caetano Veloso)
Te quero casa pra morar,
(Caetano Veloso e Simone)
Te quero rede
(Paula Toller e Roger)
Depois da chuva o sol da manhã
(Maria Bethânia)
Chega de mágoa,
Chega de tanto penar
(Coro)
Canto, o nosso canto,
Joga no vento
Uma semente, gente
Olha essa gente
(Elisete Cardoso)
Te quero água de beber
Um copo d’água
Marola mansa da maré
Mulher amada
(Gilberto Gil)
Te quero terra pra plantar
Te quero verde
Te quero casa pra morar
Te quero rede
(Elisete Cardoso)
Depois da chuva o sol da manhã
(Coro)
Canto e o nosso canto
Joga no tempo uma semente
(Coro)
Gente
(Roberto Carlos)
Quero te ver crescer bonita
(Coro)
Olha essa gente
(Erasmo Carlos)
Quero te ver crescer feliz
(Coro)
Olha essa gente
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Olha essa terra, olha essa gente
(Coro)
Olha essa gente
(ROBERTO CARLOS)
Gente pra ser feliz, feliz
(Coro com Tim Maia)
Te quero água de beber
Um copo d’água
Marola mansa da maré
Mulher amada
Te quero terra pra plantar
Te quero verde
Te quero casa pra morar
Te quero rede
Depois da chuva o sol da manhã
(Fagner)
Chega de mágoa
Chega de tanto penar



Nenhum comentário:

Postar um comentário