segunda-feira, 10 de março de 2014

Lilicando - Nayara Crucificada



Quantas mulheres ficam famosas, ricas, viram ídolo por exibirem o corpo? Quantas mulheres têm como profissão “ser bonita”. Quantas “vivem de bunda”?  Morenas, Loiras de grupos de axé, Fankeiras, Ajudantes de palco de programas televisivos. Grupos de dançarinas loiras de famosas apresentadoras de programas infantis, BBBs da vida.  Existem vários concursos para exaltar a beleza da mulher: Miss Universo, Miss Brasil, Rainha do Milho, Rainha da uva e por ai vai. Assim, como em outros países de acordo com a cultura de cada um, a beleza da mulher também é exaltada.

Há algum tempo a rede Globo lançou um concurso para escolher a “Globeleza”, acredito que intenção seja ressaltar a beleza da mulher negra. Que não tem o mesmo espaço que as demais. Carnaval está relacionado com samba, com nossas raízes e origens. Faz sentido que a representante seja uma negra, mulata, enfim.  Não vou entrar no mérito do certo ou errado, do expor ou não o corpo. Se deprecia ou não a imagem da mulher. Da luta contra a desvinculação da mulher como objeto sexual. A questão não é essa.

Este ano, a candidata eleita Nayara  Justino foi vitima de uma brincadeira racista, onde a comparavam com um ator também negro, deixando explicito que eram “feios”. Essa brincadeira de péssimo gosto, preconceituosa, racista SIM. Se expandiu nas Redes Sociais, ganhou uma repercussão tão grande que a garota SUMIU das chamadas carnavalescas da emissora.  Simplesmente, não foi mais vista. Tendo seus sonhos e suas perspectivas frustradas,deixando de fazer sucesso e ganhar dinheiro, dentro daquilo que para ela era um objetivo e um sonho. Da mesma forma que é para tantas outras que são criadas para serem Misses, tendo todo o apoio da família e amigos. Mas, Nayara foi EXECRADA  pela sociedade. Tudo porque a sua beleza negra não foi considerada uma “beleza” dentro dos ditos padrões. Não bastava o corpo escultural, o belo sorriso, os olhos expressivos, a simpatia, sambar bem. Tudo isso não foi o suficiente. Ela tinha que ter alguma característica branca para ser considerada “bonita”. Um nariz fino, talvez.  Agora NOVAMENTE a criatura está sendo vitimada. Sua imagem está sendo vinculada junto com um texto assinado por um Padre onde o mesmo exibiu um vídeo na igreja. Em seguida  questionava aos fieis perplexos, que se  as imagens dentro da casa de Deus deixavam eles chocados. Porque não haveria de chocar em seus lares. E completava dizendo que deveriam refletir a respeito.  Enfim, com tanta mulher por ai, achou logo de associar seu discurso religioso justamente com a imagem da Nayara Justino?! Minha querida, sinto muito por você. Parece que lhe escolheram para Cristo.

Fiz 1 hora de caminhada. Alongamento antes e depois. Mais tarde tem Boxe. Vamos tocando em frente!

Detox (Suco Verde):

½ cenoura
½ maçã
1 pedaço de pepino
1 pedaço de gengibre
2 gelinhos de couve (Tem uma postagem ensinando como fazer)

Café:

Banana assada com canela
1 fatia de pão integral com ovo cozido no tomate e orégano
Meu café amargo





                                           Musiquinha para Serenar o Coração 


 
Cordeiro de Nanã

(Composição/Mateus Aleluia)

Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.

Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.

Fui chamado de cordeiro mas não sou cordeiro não.
Preferi ficar calado que falar e levar não.
O meu silêncio é uma singela oração.
Minha santa de fé.

Meu cantar.
(Meu cantar)
Vibram as forças que sustenta o meu viver.
(Meu viver)
Meu cantar.
(Meu cantar)
É um apelo que eu faço a Nãnaê.

Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.

O que peço no momento é silêncio e atenção.
Quero contar o sofrimento que eu passei sem razão.
O meu lamento se criou na escravidão...
Que forçado passei.

Eu chorei.
(Eu chorei)
Sofri as duras dores da humilhação.
(Humilhação)
Mas ganhei, pois eu trazia Nãnaê no coração.

Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.

(Thalma de Freitas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário