sábado, 1 de fevereiro de 2014

Na Cozinha da Líli - Bolachinha de Goma



Minha mãe costumava fazer essas bolachinhas para vender. As delas, eram incríveis, fazia muito sucesso. Eu era criança e ajudava a fazer as bolinhas. Lembro-me do cheiro delas no forno enquanto assavam e perfumava toda a casa. Rompia as barreiras das portas e janelas aguçando os sentidos dos vizinhos. A que morava do lado, sempre aparecia por essas ocasiões. Lembro-me delas derretendo no céu da boca seguida do desejo de comer mais. Essas bolachas tem gosto de infância e de uma doce nostalgia. Recorda-me o mico que tivemos que gostava de beber mingau e ficar na cabeça do meu pai. Da lagoa que tinha perto de casa que íamos tomar banho e no meio do caminho encontrávamos coquinhos de dendezeiro, sentávamos no chão e comíamos quebrando com uma pedra. Lembro-me da descoberta da morte, quando um menino se afogou na lagoa e o paraíso passou a ser o “Local proibido”. Do pé de maracujá que nasceu depois de alguém despretensiosamente ter lançado sementes ao chão, da flor bonita dele, do fruto, do suco e das lagartas que apareciam e que eu tinha medo. Lembra-me Mickey Mouse, Pato Donald, a Pantera cor de rosa, as aventuras de cacá e Tia Arilma. Lembra-me dos primeiros anos na Escola e da hora do recreio... Sentir saudade é bom te leva para lugares onde já esteve, revive sentimentos que já experimentou. O passado faz você compreender o presente.



Vai precisar de:

4 ½ xícara de goma
1 xícara de açúcar (eu uso demerara ou mascavo)
200 ml de leite de coco (melhor fazer com o fruto)
2 gemas
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de margarina ou manteiga
1 pitada de sal



Em uma vasilha coloque o leite, as gemas, o sal a margarina/manteiga e misture bem. Aos poucos vá acrescentando a goma e misturando. O ponto é este que vê na imagem. A massa é macia, ótima para trabalhar.  Dá vontade de ficar apertando. Verdadeira terapia.



Faça bolinhas com as mãos.



Usando um garfo achate-as fazendo uma marca na vertical e horizontal.


Arrume-as em uma assadeira, não precisa untar. Tem gordura na massa e não gruda.
Leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos em temperatura média. Leva de 15 a 20 minutos para assarem.



Pode usar polvilho doce ou amido de milho (maisena) no lugar da goma. Também dá certo. Aprecie com moderação. Não vá comer tudo de uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário