sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Na Cozinha da Líli - Mingau de Santo Antônio

Foto: Lílian Pinho


Nesses últimos dias fui tomada por uma gripe chata e persistente. Havia ido ao médico, estava seguindo as orientações. Mas nada da gripe involuir.  Minha mãe fez Mingau de alho. Ele é conhecido também como “Mingau de cachorro” e ainda, “Mingau de Santo Antônio”. Muitos pessoas usam a expressão de que ele “levanta até defunto” usado como remédio para curar os moribundos. É um milagreiro! Brincadeiras à parte, o alho tem muitas propriedades medicinais ajudando na prevenção e cura de muitas doenças. Ele é realmente incrível...afasta até vampiros!

- Pegue dois dentes de alho e amasse bem;
- Coloque 1 copo de água;
- Acrescente uma colher de sobremesa de farinha de mandioca;
- Uma pitada de pimenta-do-reino;
- Uma pitada de sal;
- Misture e leve ao fogo;
- Deixe cozinhar por 5 min;
- É indicado para tomar em jejum antes do café da manhã.

Foto: Google Imagens


O Alho tem várias funções:
  •     Antibiótica
  •     Anti-inflamatória
  •     Anti-microbiana
  •     Anti-asmática
  •     Anti-oxidante
  •     Anti-cancerígeno
  •     Proteção cardiovascular        

Principais benefícios: 
  •     Aumenta a longevidade
  •     Reduz os riscos de infarto
  •     Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico
  •     Reduz a glicose sanguínea
  •     Reduz o colesterol LDL (ruim)
  •     Aumenta o colesterol HDL (bom)
  •     Combate bactérias e vírus
  •     Previne a aterosclerose
  •     Previne o câncer
  •     Melhora a qualidade de vida
Foto: Google Imagens


O alho é um alimento utilizado desde os tempos antigos e sua origem provável está na Ásia onde historiadores remontam o seu uso entre quatro a seis mil anos.

Devido às suas propriedades medicinais e seu apreciado sabor no preparo dos alimentos, foi considerado até mesmo sagrado. Um faraó, Tutankamon, por exemplo, foi enterrado com dentes de alho, sinalizando que os bulbos o ajudariam a fazer a travessia da vida após a morte.
 Era utilizado para diminuir a coagulação sanguínea e como afrodisíaco. Mais tarde, no século XIX, propriedades antissépticas do alho foram descobertas cientificamente, na França.

Com a evolução das pesquisas, foram descobertos vários benefícios do alho em relação à saúde. Para se ter uma ideia, ele possui uma substância chamada germânio que é eficiente contra o câncer.

O zinco e selênio presentes nos bulbos são antioxidantes que diminuem o risco de doenças cardíacas, além de combaterem o envelhecimento. Ele possui a alicina que é anti-inflamatória auxiliando no tratamento de infecções. Componentes sulfurosos como o enxofre ajudam no controle do colesterol, da glicose e da pressão.

O alho é uma planta muito acessível e considerada funcional por alimentar e nutrir, além de combater e prevenir várias doenças devido aos seus componentes. Porém, deve-se tomar cuidado na hora da compra, uma vez que ele passa a não ter todas as suas propriedades se estiver ressacado ou com fungos.

Se o interesse for manter o máximo dos benefícios que o alho pode trazer na forma de tempero é importante usar todo o dente, não retirando a parte interna do bulbo porque é nele que está concentrada a maior parte das propriedades medicinais.



Lembrando: São dicas de boa alimentação para promoção da saúde e qualidade de vida. Pratique atividades físicas. Faça exames regularmente. E procure os profissionais de saúde sempre que se fizer necessário (médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos).

 
Fonte:
Revista Saúde
Saúde da Mulher
Site: tuasaude.com.br
Artigonal.com 
Wikipédia

58 comentários:

  1. Nossa esse mingau é bom p poha vey :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *rs o alho é muito bom. Tenho uma Revista Saúde com uma matéria enorme falando das propriedades e benefícios dele. Realmente previne e ajuda a combater muitas doenças. Abraço e volte sempre!

      Excluir
    2. Estou a 2 dias com uma gripe muita dor de cabeca, pensei em ir ao medico, mas eles aqui so passam dipirona , eu tenho alergia. Resolvi fazer agora o mingal de alho, estou ate soando. Obrigada pela receita, a todos

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, Virginia! Só hoje eu li seu comentário. Tomo esse mingau desde criança. Ele é mesmo muito eficaz. Volte sempre!

      Excluir
  3. Está errada a receita porque o mingau de cabeça de cachorro leva ovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que leva ovo, também é maravilhoso. Mas, chama-se cabeça de galo! O mingau de cachorro não leva ovo! Logo, a receita está correta!

      Excluir
  4. Está errada a receita porque o mingau de cabeça de cachorro leva ovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Unknown! Primeiro quero agradecer pelo seu comentário. Acredito que não exista uma forma única e/ou absoluta de ser fazer as coisas, sobretudo, uma receita. Há variações dependendo da cultura de cada região. Aqui, onde moro, a receita é desta forma. Compartilha aqui a receita que você conhece que leva ovo! Volte sempre.

      Excluir
    2. Eu também conheço essa. Nunca vi, nem ouvi falar de mingau de cachorro com ovo. Acho muito complicado criticar algo assim, sem conhecer a cultura e querer julgar! O povo adora complicar as coisas.

      Excluir
  5. Já conhecia e, inclusive, me foi ensinado por uma mãe de santo para a minha falta de apetite. Ela me ensinou sem a pimenta do reino. Meus sinceros agradecimentos.
    COMPARTILHEI NO G+ VISITE MINHA PÁGINA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ayala Carvalho que legal! Colocar um dente em um copo de água deixar algumas horas e depois tomar é muito bom para prevenir doenças. Irei visitar a sua página. Obrigada e volte sempre!

      Excluir
  6. Ótima dica meu esposo adora o mingau.

    ResponderExcluir
  7. Ótima dica meu esposo adora o mingau.

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! esse mingau é bom mesmo, desde criança minha avó fazia a família tomar. é inexplicável mais levanta defunto sim , o dela não levava pimenta. você esta de parabens.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Esse mingau é mesmo milagroso,pois eu estava com uma dormência e formigamento no corpo todo e o médico disse que eu precisava me exercitar mas com a correria do dia a dia não consigo incluir exercicios fisícos na minha rotina.
    Então meu esposo fez esse mingau por uma semana e graças a deus melhorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa fazemos muito uso dele. Mas, querida, invente um tempo para se exercitar mesmo, nem que seja por 10 minutos diários. Acompanhe aulas de exercícios no YouTube. Volte sempre! Beijo

      Excluir
  11. Olá! minha filha tem 7 meses e está bem gripadinha, ela pode tomar esse mingau de cachorro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q não tem contra indicação..mais pelo fato dela ser novinha é preferível q a leve num posto de saúde...ao ser atendida pergunta aí médico se na próxima vez pode dar a seu tesourinho essa receita!Jesus abençoe cada um de nós!

      Excluir
  12. Acabei de tomar,minha mãe acabou de preparar...estava com pressão arterial elevada e me sentindo fraca....a receita de salvador eh assim...*machuca dois dentes de alho,adiciona um copo de água e mistura uma colher de farinha de mandioca e leva aí fogo....depois pronto para tomar!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia á todos !!! Resido em Salvador
    Essa receita realmente tem muitos benefivios,além de todos que já foram citados é excelente para pacientes com pneumonia ,ou que já estejam em estado de tuberculose( curamos meu pai com esse mingau).
    Há uma dica !!! Como o gosto b e nada agradável ,tente colocar um pedacinho de doce de goiaba no fundo do copo,e derrame o mingau por cima do doce,n irá nem sentir o gostinho... Obrigada pelas dicas !!! Ótimo dia a todos nós
    Bom diaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd a minha avó fazia com um pedacinho de doce de goiaba e acrescentava os outros ingrediente menos o ovo e a pimenta.

      Excluir
    2. Olá, obrigada pelo comentário. Nesses tempos de viroses, covid e variantes é bom tomarmos por precaução. Se cuida! Abraço

      Excluir
  14. Oi sou de Salvador tbm..e é muito conhecido esse mingau por Aki, essa semana dei até ao meu cachorrinho,estava tão molinho por conta de uma forte gripe..e vi muitas melhoras nele..levanta mesmo!!

    ResponderExcluir
  15. Estou com uma gripe muito chata é me sentindo fraca é nesse exato momento estou tomando o mingau vou fazer o uso durante uma semana pois peguei uma gripe forte

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Excelente mingau, tomo já faz algum tempo, realmente eh muito bom mesmo..

    ResponderExcluir
  17. Bom dia minha mãe quando tinha crise de bronquite tomava muito era o q ajudava

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, minha mãe sempre fez o mingau para mim..
    Eu gosto muito

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde esse mingau e muito bom mesmo os antigos mandava botar uma folha de arruda também

    ResponderExcluir
  20. Quantos dias se toma o mingau de cachorro?

    ResponderExcluir
  21. sou de salvador e minha mae curou meu pai que teve tuberculose com essa receita.. alho. farinha e agua .
    gosrei da pafina..
    agora estou com muita tossi.. posso tomar a noite?

    ResponderExcluir
  22. Desde criançaouçofalar tomo agora mesmo estoufazendo pra minha família,eles reclamam mas toma eupasso na peneira pra ema que échata,so que depois o bafo é terrível mas omais importante é a saude,cada local tem suanforma,ja vi com goibada,com carne seca com cominho isso não quer dizer que está errado,façado jeito que quiser mas faca acabei de fazer essa com cominho,ok obrigada poste mais dicas.

    ResponderExcluir
  23. Desde criançaouçofalar tomo agora mesmo estoufazendo pra minha família,eles reclamam mas toma eupasso na peneira pra ema que échata,so que depois o bafo é terrível mas omais importante é a saude,cada local tem suanforma,ja vi com goibada,com carne seca com cominho isso não quer dizer que está errado,façado jeito que quiser mas faca acabei de fazer essa com cominho,ok obrigada poste mais dicas.

    ResponderExcluir
  24. Desde criançaouçofalar tomo agora mesmo estoufazendo pra minha família,eles reclamam mas toma eupasso na peneira pra ema que échata,so que depois o bafo é terrível mas omais importante é a saude,cada local tem suanforma,ja vi com goibada,com carne seca com cominho isso não quer dizer que está errado,façado jeito que quiser mas faca acabei de fazer essa com cominho,ok obrigada poste mais dicas.

    ResponderExcluir
  25. Esse minguau emagrece? Pode tomar em outro horario ?quem e idoso pode tomar?2 alhos nao e muito forte porque arde de mais

    ResponderExcluir
  26. Santo remédio que Deus deixou pra gente...

    ResponderExcluir
  27. Sou do Paraná e já fiz o mangau com ovo fica bom tbm mais prefiro a receita original...em tempos de inferno sempre fazemos aqui 😍😍 e tds adoram

    ResponderExcluir
  28. Muinto bom minha mae acabou de fazer pra mim tomar

    ResponderExcluir
  29. Sou daqui de olinda pé.sempre conheci farmoso mingo de cachorro ..otimo vc levanta mesmo cura tosse gripe tubéculoso.gente..pra da um gostinho ..vc pode coloca .pimitinha do Reino sei problema.nao vai deixa de se mingal de cachorro.mas se não quiser so alho e farinha.sal e só tomar ótimo mesmo fica a dica ..Deus continua abençoando vcs

    ResponderExcluir
  30. Por quanto tempo pode ser tomado o mingau de cachorro ?

    ResponderExcluir
  31. Pode tomar todos os dias?
    Da algum efeito colateral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum efeito colateral,Pode enjoar de tomar direto só isso.

      Excluir
  32. Respostas
    1. Olá, eu tomo em dias alternados porque também faço uso de shots, sucos, chás...daí vou alternando minhas receitinhas. Estou trabalhando no combate ao covid e graças a Deus não me contaminei. Desde o começo que venho fortalecendo meu sistema imunológico com estas receitas. Abraço!

      Excluir
  33. Respostas
    1. EU TOMEI POR UMA SEMANA DIRETO, QDO TIVE COVID, E COSTUMO TOMAR 2,3 X NA SEMANA

      Excluir
  34. É inacreditável o poder deste mingau, entendemos que 90% da solução vem do alho, mas seria difícil ingerir um alho cru, né?

    Enfim, eu tenho rinite alérgica e também sinusite, sou de Salvador e moro no Paraná atualmente, aqui o clima é muito mais frio e sempre estou gripado, às vezes inflamação na garganta pra piorar o quadro. Desde ontem tomo remédio, hoje tomei mais dois e nada de melhorar, daí decidi fazer o mingau e, com apenas um dente de alho, já senti um alívio, é realmente poderoso.

    ResponderExcluir
  35. Meu paij esta com com uma doença grave no pulmão,não se alimenta esta muito fraco,posso dar esse mingau pra ele?

    ResponderExcluir