terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A pedidos - As receitas da Ceia


(Foto: Lílian Pinho)


Feliz Natal. Espero que esse sentimento Natalino de paz e harmonia  estenda-se e torne-se um hábito constante de querer bem a nós mesmo e aos outros.  Peço desculpas às pessoas que me pediram dicas e receitas ou que fizesse postagem. Não tive condições de fazer antes.  Com diz a máxima: "antes tarde do que nunca". *rs

Reeducação alimentar, hoje, eu vejo como uma necessidade realmente, os benefícios são muito grandes e não demora  a termos um retorno. Melhora a disposição, o raciocínio, o funcionamento do corpo como um todo. Espero não me sabotar e que seja um projeto de vida e não algo temporário.Mas,  penso que tudo é uma questão de bom senso. O fato deu ter escolhido  uma alimentação mais saudável, não me dar o direito de  impor isso as pessoas que convivem comigo e por exemplo fazer uma Ceia fora dos padrões convencionais. R.A pode-se comer de tudo, desde que com moderação. Foi convidado para uma festa, não vai transformar isso no Armagedon. Odiar datas comemorativas, aniversários ou até mesmo o aniversariante porque terá um monte de guloseimas. Você é que tem que si controlar e comer sem exageros.  Francamente, né!  Acho muito chato essa gente que conta calórias até do ar que respira. Que come um doce e acha que vai engordar 100 kg. Come uma uva e vai se pesar. Sem paranoia. Quem vier para cá com essas conversas, vou mandar procurar um psicólogo. Coma, mas, com moderação. Não existe isso de não poder (digo isso no caso de pessoas saudáveis sem restrições medicas). Eu comi de tudo, em quantidade pequena, sem remorso e bem feliz. Afinal, é Natal. Só ocorre uma vez por ano. É dia de celebrar a vida, ser FELIZ e confraternizar sem neuroses. Vamos as receitas.

Salada de maionese:
 
Batata
Cenoura
Maça
Maionese 
Azeitona
Ovos cozido
1 ameixa
Sal a gosto

A quantidade dependerá no número de pessoas. Gosto de tudo ao dente. Nada molengo se desmanchando e muito mole a apresentação fica feia. Ornamentei com ovos cozidos, azeitonas e ameixa.



(Foto: Lílian Pinho)
 
Salada de macarrão integral:

Macarrão integral
Milho verde
Presunto cortado em cubinhos
Salsinha picada
Molho (requeijão cremoso e leite)


Cozinha o macarrão ao dente e reserve em uma vasilha. Em uma caçarola frita o presunto, junte ao macarrão, coloque o milho verde. Use a mesma caçarola para misturar o requeijão com um pouco de leite, deixe ferver, junte ao macarrão, misture e jogue a salsinha picada. Não é necessário colocar sal. Os ingredientes já tem o suficiente.

(Foto: Lílian Pinho)
Salada de Lentilha:

Lentilha
Tomate em cubinho
Cebola
Salsinha picada
Azeite 
Vinagre de maça
Sal a gosto
Bacon em cubinhos

Cozinha a lentilha (ao dente). Reserve. Depois de aferventar o bacon e escorrer. Frite. Misture os demais ingrediente. Ornamentei com pera. É tipo um vinagrete.

(Foto: Lílian Pinho)
Arroz de Natal:

Arroz cozido
Passas brancas sem caroço
Presunto em cubinhos
Ervilha
Milho verde
Pimentão picado
Cebola picada
Queijo mussarela ralado

Frite o presunto com a cebola, acrescente o pimentão, dê uma leve refogada (não deixe murchar). Acrescente os demais ingredientes. Pode levar ao forno ou não. Particularmente, não gosto, acho que fica ressacado.

(Foto: Lílian Pinho)
Farofa:

Farinha de mandioca
Bacon cortado em cubos
Cebola
Passas pretas e brancas (sem caroço)
Talos de salsa
Ovo de codorna
Damasco
Depois de aferventar e escorrer. Frite o bacon, acrescente a cebola e os talos de salsa. (peguei os talos da salsa, cortei bem pequeno) deixe ficar levemente dourada, acrescente farinha e os demais ingredientes. Cuidado para não ficar gordurosa e pesada. Ornamentei com ovos de codorna cozidos (10 minutos para cozinha ovo) e damasco.

                                                    (Foto: Lílian Pinho)

Chaster:
 
Açafrão
Alecrim
Orégano
Catchup
 
Passa o temperinho nele todo. Envolve no papel alumínio de leva ao forno (180º) deixa por 1 hora. Depois tire o papel alumínio. Passa manteiga para dourar. Leva mais uns 30 minutos até pegar a cor.


Lembrando: Vamos evitar o desperdício de alimentos. O alimento é sagrado. Não precisa comer em demasia, si empanzinar ou  jogar fora. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário