sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Benefícios do Inhame

(Foto:  google imagens)
Este tubérculo faz um bem danado para a beleza e saúde da mulher. Ele ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM, reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação anti-inflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas (xô gordurinha extra e celulite!).

O inhame limpa o sangue
 
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.


Fortalece o sistema imunológico

Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...


Evita malária, dengue, febre amarela

A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.         


                    (Foto: Lílian Pinho)                                                          


É mais poderoso que a batata

E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.


Emplasto de inhame puxa tudo
 
furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorroidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. 



Lembrando: são dicas de boa alimentação para se ter saúde e qualidade de vida. Pratique atividades físicas. Faça exames regularmente. E procure os profissionais de saúde sempre que se fizer necessário (médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos).


Fontes:
Revista Boa forma/blog VP consultória nutricional



Nenhum comentário:

Postar um comentário