domingo, 22 de dezembro de 2013

Você sabe o que é Saúde?


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Com o fim da Segunda Guerra Mundial viu-se a necessidade de promover a saúde mundial positivamente criando-se então, a OMS que tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos.

Muitas definições de saúde surgiram ao longo dos anos por especialistas da área, como “saúde é o bem-funcionar de um organismo como um todo”, ou ainda “uma atividade do organismo vivo de acordo com suas excelências específicas.”, porém, em 2001 houve uma nova definição: “um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias”.



(Foto: Google imagens)

Saúde física Saúde mental

A saúde física é uma das principais que deve estar sempre em dia, ela consiste no bom funcionamento do nosso organismo e das funções vitais. É sempre bom ressaltar que para ter saúde física é preciso a prática de exercícios físicos 3 vezes por semana e manter uma boa alimentação diariamente, evitar o excesso do tabaco e de bebidas alcoólicas, fazer alongamento sempre e ter uma rotina que não atrapalhe o seu sono, pois o essencial é dormir 8 horas por dia.

                                                       (Foto: Google imagens)

Saúde mental

A saúde mental é também conhecida como sanidade mental, um termo que descreve a qualidade de vida e um bom nível de equilíbrio mental, há ainda quem descreva como a ausência de uma doença mental. Podemos ter uma boa saúde mental praticando aquilo que nos dá prazer e que estimule nosso raciocínio, como fazer palavras cruzadas, jogar xadrez, ler muito e sempre estar atento a tudo o que acontece à sua volta.

                   (Foto: Google imagens) 

Saúde emocional

A saúde emocional também é uma das mais importantes para o funcionamento correto do nosso corpo, além de praticarmos atividades físicas, termos uma alimentação correta e exercitar a nossa mente, é preciso saber como agir e lidar com os problemas e preocupações. Nossa saúde emocional está diretamente ligada à saúde física, nosso corpo reflete aquilo que se passa em nosso emocional, por isso, é preciso ter equilíbrio emocional para que seu corpo reaja positivamente. Faça o que lhe dá prazer, não se estresse, saiba resolver os seus problemas e veja como sua qualidade de vida irá melhorar.

Afinal, nada melhor do que existir um equilíbrio em que o indivíduo possa realizar suas próprias habilidades, lidar com os fatores estressantes da vida, trabalhar e ser capaz de contribuir positivamente com a sociedade.

                        
“Esta é a lâmpada da caridade que jamais se apagará no coração dos meus seguidores” (Profº Aristides Maltez )


"O sofrimento da mulher baiana portadora de câncer do colo uterino, que por falta de condições dos hospitais da época, padecia nas praças e nos passeios públicos, fez  o Professor Aristides Maltez, titular da cátedra de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Bahia, envidar seus máximos esforços junto a sociedade baiana para criar um Instituto de Câncer. Os primeiros passos foram dados na manhã ensolarada de um domingo, 13 de dezembro de 1936, no Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia quando, com 52 abnegados companheiros, fundou a Liga Bahiana Contra o Câncer, a segunda entidade, em todo o Brasil, com o propósito de  lutar  contra a doença.

Árduos foram os momentos que se seguiram para alcançar o objetivado, até que em 1939, o médico foi chamado a realizar uma intervenção cirúrgica delicada no Interventor do Estado da Bahia, Landulpho Alves de Almeida. Brilhante cirurgião, a intervenção realizada pelo Prof. Maltez foi coroada de pleno êxito. Embora pressionado pelo Interventor, o cirurgião recusou-se peremptoriamente a receber seus honorários. Lançou, então, o desafio: "se alguma coisa queira V.Exª fazer por mim, faça pelos cancerosos carentes e ajude-nos a completar os recursos que a Liga Bahiana Contra o Câncer possui, para a construção do Instituto de Câncer da Bahia."

O Hospital Aristides Maltez é Filantrópico, ele vive de doações.



Notas e cupons fiscais

Para contribuir com a campanha “Sua Nota é um Show de Solidariedade”, basta depositar notas ou cupons fiscais nas urnas dos supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais de toda a cidade.

Cada quadrimestre corresponde a uma etapa (por exemplo, de janeiro a abril; de maio a agosto...).

Depósitos bancários

Caixa Econômica Federal (AG: 1236/Conta Corrente: 1477-0/OP: 003)
Caixa Econômica Federal (AG: 1236/Conta Corrente: 11000-1/OP: 003)
Banco do Brasil (AG: 3025-2 / Conta Corrente: 9892-2)
Banco do Brasil (AG: 3025-2/Conta Corrente:126578-4)
Bradesco (AG: 0662-9 / Conta Corrente: 18370-9)

Débito em conta

Para aderir à campanha “Sociedade Solidária, Câncer Vencido” autorize o debito automático de qualquer valor (a partir de R$ 10,00) na sua conta corrente nos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú e Real.

O cadastro pode ser realizado neste site.
Temos como meta alcançar 25.000 doadores, seja você um deles!

Carnê solidário

Seja uma das pessoas que ajudarão a reduzir o deficit do Hospital Aristides Maltez.
Adquira seu carnê no HAM, ou em casas lotéricas e estabelecimentos comerciais e deposite a sua doação em uma das contas disponíveis ou pague na tesouraria do hospital.


Avenida Dom João VI, 332 - Brotas Salvador - BA, 40285-001, República Federativa do Brasil
Tel.: 71 3357.6800 - www.lbcc.org.br 



Aos 7 anos e 4 meses que vivi no Aristides Maltez. A todos os profissionais com quem aprendi. A todos os pacientes e suas histórias de vida.  Aos amigos que fiz. A todos vocês que me ensinaram a ser um ser humano melhor. Estarão para sempre em mim.

Em memória de Vanessa Soliver.








Nenhum comentário:

Postar um comentário