domingo, 15 de dezembro de 2013

Porque escolher os alimentos integrais?


(Foto: google imagens)

Alimento integral é aquele que não teve sua estrutura modificada no processo de industrialização e manteve as vitaminas, minerais e fibras. Em um tratamento para emagrecer não podemos de jeito nenhum esquecer de colocar esses alimentos na nossa lista de preferências alimentares.Vamos entender o por quê disso?
Você já consumiu arroz integral? Se você já experimentou aposto que percebeu certa diferença na saciedade. Quando comemos um alimento rico em fibra sentimos que esse alimento “mata a fome” por mais tempo. Não é tão fácil para o nosso organismo digerir as fibras, o que é muito bom e nos ajuda a demorar mais para sentir fome.
Outra grande e importante vantagem é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea. Isso é ótimo para pessoas com Diabetes ou até mesmo para prevenir essa doença.
Os alimentos integrais são excelentes também para acelerar o nosso metabolismo (energia que gastamos para viver sem contar nenhuma atividade diária como andar, comer, trabalhar etc). Com isso o corpo gasta mais energia ajudando no emagrecimento. As calorias dos integrais são parecida com os refinados, mas o alimento integral irá ajudar pela quantidade de fibra e não porque são menos calóricos. Pelo contrário, muitas vezes o alimento integral são um pouco mais calóricos, mas melhores para a saúde.
Não esqueçam, um pão francês contêm energia (farinha branca), sal e água. Um pão integral possui energia (farinha integral), fibras, vitaminas e minerais. Colaboram com a saciedade e mantêm a nossa saúde. 

 As principais funções desse nutriente são:

  • Promoção do bom funcionamento intestinal
  • Sensação de saciedade
  • Redução dos níveis de colesterol e de glicose no sangue
  • Além da fibra, os alimentos integrais são ricos em vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro.


Conheça o grupo de alimentos integrais e tente incluir pelo menos um dos itens em sua alimentação diária.

(Foto: google imagens)

Aveia

Se você está lutando contra o colesterol elevado, provavelmente já ouviu falar dos poderes da aveia para combater este mal.Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino. E esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia.

Ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.
Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas atividades que exercem, sendo que para surtir os efeitos desejados deve-se consumí-las diariamente.Com isso, seu intestino fica tinindo e sua saúde comemora.
É no intestino que acontece a absorção dos nutrientes necessários ao organismo e a eliminação daqueles que não servem para nada.
Os diabéticos também podem se aliar à aveia, já que suas fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea, nesse caso, procure orientação médica.
Para desfrutar de tudo isso, a recomendação para uma pessoa adulta é de 20 á 30 gramas ao dia, sendo que, uma colher de sopa contém em média 20 gramas, quantidade equivalente á um grama de fibra.
O nutriente ainda está presente em outros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pães em suas versões integrais. Já o consumo entre as crianças varia de acordo com a idade. "Ele deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica".
As formas para ingerir o cereal são tão variadas quanto as melhoras que ele traz à saúde.
Você pode escolher como vai rechear seu cardápio: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha.
Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições e ficar em dia com a saúde.





(Fonte: google imagens)
Trigo

O trigo é uma planta com origem na Asia e, com o tempo tornou-se fundamental na alimentação e na cultura ocidental. Com ele preparamos uma variedade de alimentos, sendo o pão o mais popular deles. O trigo é um grande aliado do bom funcionamento do nosso organismo. Ele ajuda no processo da digestão ajudando  a manter a boa forma. Este ingrediente importante e poderoso, que faz parte do nosso cotidiano ajuda a combater problemas como a insônia, controle da ansiedade, combate os estados de anemia, tuberculose, raquitismo, transtornos cardiovasculares, gastrointestinais, doenças respiratórias, afeições cutâneas e hepáticas. Ufa!
Se você está precisando de mais energia no seu dia-a-dia, o trigo pode te dar mais disposição para as suas atividades. Este é um grande amigo com propriedades mais nutrientes até do que o amido, ele pode te ajudar a afastar o risco de tumores diversos.
Além dos benefícios do trigo a sua saúde, o trigo ainda é um excelente ingrediente para bolos, biscoitos, pães, entre muitas outras receitas.


(Foto: google imagens)


Milheto (milho miúdo ou painço)


Embora reconheça provavelmente o milheto como um dos ingredientes da comida para pássaros, este maravilhoso grão é tudo menos «para os pássaros».(O milheto é tecnicamente uma semente e não um grão, mas classificamo-lo como grão no nosso website uma vez que é assim que é visto numa perspectiva culinária). É um grão delicioso cuja dependência varia dependendo do método de cozedura; pode ser cremoso como o puré de batata ou fofo como o arroz. Para além disso, como o milheto não contém glúten, é um maravilhoso grão alternativo para pessoas sensíveis ao glúten. O milheto é pequeno em tamanho e redondo na forma, e a sua cor pode variar do branco ao cinzento, amarelo ou vermelho. A forma mais largamente disponível que se encontra nos pontos de venda é do tipo pérola, com cascuda.

  • Coração
  • Diabetes
  •  Previne Cálculos Biliares
  •  Asma Infantil



(Foto: google imagens)



Quinoa


Pensamos normalmente na quinoa como um grão, mas na verdade é a semente de uma planta que, como indica o seu nome científico Chenopodium Quinoa, está relacionado com beterraba e espinafres.
Estas sementes ricas em aminoácidos, não só são muito ricas do ponto de vista da nutrição, como também muito deliciosas. As sementes cozidas de quinoa são fofas e cremosas, embora um pouco estaladiças. Têm um sabor delicado um pouco a noz. Enquanto o mais popular tipo de quinoa tenha uma cor amarelo transparente, outras variedades apresentam cores como laranja, rosa, vermelho, púrpura ou preto. Embora muita vez difícil de encontrar no mercado, as folhas da planta quinoa são comestíveis, com um sabor semelhante às suas parentes de folhas verdes, os espinafres e a beterraba.
  • Enxaquecas
  • Benefícios Cardiovasculares
  • Efeitos Antioxidantes
  • Asma Infantil
  • Previne Cálculos Biliares
  • Diabetes



(Foto: google imagens)

Gergelim

O gergelim não serve apenas para enfeitar sanduíches e dar um gostinho especial a saladas, molhos e frutas: ele também é rico em nutriente e, em alguns países, compõe uma bebida indicada às mulheres em período de amamentação, para aumentar a produção de leite.
Bastante apreciado na Índia, Egito, China e Grécia, é rico em proteínas, fibras e ferro, vitamina E, minerais como fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês. Estudos indicam que o gergelim atua como ativador do reflexo cerebral e fortalecedor da pele. A presença do cálcio em sua composição ajuda ainda no combate ao desgaste ósseo.
O gergelim é, ainda, assim como a soja, considerado um dos vegetais mais ricos em lecitina, um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose).
 
(Foto: google imagens)
  Milho
No mundo existem centenas de variedades de milho, todas elas ricas em vitamina A, B,C e E. Os antioxidantes do milho também atuam como agentes anticâncer e é recomendado para o tratamento de Alzheimer. O milho é fonte de ácido fólico, vitaminas B1e B5, e em magnésio e fósforo, além de ácidos graxos essenciais. O milho é um cereal rico em fibras, que elimina as toxinas do corpo humano, ajudando no funcionamento do organismo. O consumo de milho pode ser feito na sua forma natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca. Uma dieta rica em milho auxilia no tratamento das prisões de ventre, pois melhora o trânsito intestinal e acelera a digestão.
  • A prevenção a ação dos radicais livres;
  •  Auxilio ao funcionamento do intestino;
  •  Redução dos níveis de colesterol;
  •  Redução dos níveis de glicose no sangue;
  • Prevenção de problemas cardíacos;
  •  É fonte de betacaroteno, fibras e vitaminas;
  • Ajuda a metabolizar gorduras de forma mais rápida;
  • Prevenção de prisão de ventre;


Ao comer cereais é importante ingerir bastante água. “O excesso de fibras, sem água, pode endurecer e compactar as fezes, provocando o chamado fecaloma."

Fonte:
mundoestranho.com.br
vegetarianismo.veganismowordpress.com
Super.abril
einstein.br
Revista saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário