sábado, 14 de dezembro de 2013

Salve o Coco!!


(Foto: google imagens)

Embora ainda não seja comprovado, parece que o Coco foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI. Fruto do coqueiro, originário da Índia Ocidental, é grande, com uma camada externa grossa e fibrosa, tendo no meio uma "noz" que constitui o Coco propriamente dito. Essa "noz" têm forma ovalada, com uma das pontas mais dura e pontiaguda, na qual existem três "olhos". A casca marrom e dura cobre uma camada interna, branca e macia, com cerca de 2 cm de espessura, chamada polpa. Dentro desta última camada há um líquido esbranquiçado, conhecido como a água de Coco.


(Foto: Lílian Pinho)

Os dias de calor pedem a ingestão de muito líquido para manter o corpo hidratado e funcionando normalmente. Além da água, o verão sugere bebidas como a água de coco.
Saborosa e refrescante, ela ainda traz diversos benefícios à beleza e colabora com a boa saúde. Uma das qualidades mais importantes da água de coco é promover a hidratação, inclusive da pele. Quando a pele está bem cuidada e hidratada fica mais bonita.
A água de coco é um líquido rico em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros nutrientes que só fazem bem ao organismo, por isso é tão especial. Ela sacia a fome, ajuda no funcionamento do intestino, facilita a digestão, o controle dos níveis de glicemia no sangue, favorece as funções renais e a circulação sanguínea.
Outras vantagens de consumir água de coco é que ela reduz a pressão arterial e risco de doenças cardíacas, protege contra vários tipos de câncer, fortalece o sistema imunológico e tem função anti-envelhecimento. Ainda protege contra cãibras, fraqueza muscular e no equilíbrio o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo.
Em razão da sua composição muito semelhante à do soro fisiológico, com quantidades de água e sódio parecidas a água de coco é recomendada para pacientes com diarreia, desidratação e que sentem enjoos, como na gravidez e nos tratamentos de quimioterapia. Nesses casos, a aceitação é maior do que a da água. Na Segunda Guerra Mundial nas batalhas entre americanos e japoneses a água de coco foi utilizada como Soro fisiológico. Durante cirurgias de emergências.


(Foto: google imagens)

Do Coco, tudo se aproveita. A camada externa serve para fabricar capachos, brochas, escovas e tecidos grossos para sacos. Da casca dura da noz, fazem-se objetos caseiros, artesanato. Da polpa madura, extraí-se óleo e leite de Coco.A gordura é usada na alimentação e no fabrico de sabão, cosméticos, detergentes e margarina. O leite de Coco, puro ou com água, usado para preparar pratos doces e salgados, é extraído da polpa fresca ralada e prensada.

(Foto: google imagens)
















O leite de Coco é rico em gordura e sais minerais, contendo também pequena porcentagem de proteínas. Quando fechado, o Coco fresco conserva-se por 2 meses. Depois de aberto, deve ser usado no mesmo dia ou guardado em recipiente tampado, com água, por não mais do que 5 dias. O Coco ralado pode ser conservado por 2 dias, em saco plástico fechado. O seco, com ou sem açúcar, permanece por muito tempo sem se alterar.O leite de Coco se conserva bem, não precisando ficar na geladeira. Porém, depois que a garrafa for aberta, deve ser consumido rapidamente, pois fica rançoso com facilidade. A gordura de Coco pode ser guardada dentro ou fora da geladeira


(Foto: google imagens)


O óleo ou azeite de coco é um óleo vegetal conhecido também como manteiga de coco é uma substância graxa que contém cerca de 90% de ácidos saturados extraídos mediante prensagem da polpa ou cerne dos cocos (Cocos nucifera), se emprega muito na indústria dos cosméticos (para elaboração de sabões e cremes) e também pode ver-se nas gastronomias de alguns países asiáticos. É um alimento complementar com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes.
São encontradas diversas substâncias no óleo de coco, entre elas os ácidos graxos essenciais e o glicerol, que é importante para o organismo. Quando submetido a altas temperaturas, o óleo de coco virgem não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. É também considerado o mais saudável para cozinhar, não apresentando gordura trans gerada pelo processo de hidrogenação.



E para encerrar, olhe ele aí na música..quem não cantou o coco da Sarajane?! Sucesso do axé na década de 80.


Fonte:
Artigo cientifico - wwwscielo.br
Revista saúde
www.copacabanarunners.net
Portal São Francisco

2 comentários:

  1. Esta de Sarajane foi óóóóóóóóóóóóótima, kkkkkkkkkkkkkkk.
    De fato as propriedades do coco são ótimas para o corpo. Só não vale exagerar no óleo.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKK que tudo o cabelo dela, todo esvoaçante...e a dança?! Eu nem quis falar no óleo no sentido de emagrecer. Foi artigo dizendo que fazia bem, outros que não. Gerou-se uma polêmica. O que sei é que agora estão baratinho, baratinho, tudo encalhado nas prateleiras.

    ResponderExcluir