segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Lilicando - O que é alimento orgânico?



Bom dia para você que estava esperando Segunda-feira para começar uma A.F (atividade física) e aí, rolou? Sim, não?! Se não. Espero que tome coragem de começar e quem começou, espero que tenha coragem de continuar. Estava observando. Todas as Segundas aparecem caras novas. Mas, a maioria somem no decorrer da semana. Já consigo identificar os "permanentes" os que estão ali todos os dias e os "transitórios" ou esporádicos. E sabe o que acho legal. Os que estão ali, todos os dias  têm sempre uma palavra de incentivo um "vamos lá", um "é isso aí".  Isso fortalece, dar um ânimo. Então, você ai. VAMOS LÁ!!! 
Fiz 1 hora de caminhada, mais alongamento. Tenhamos uma semana abençoada!

Café:

Banana com granola e canela
1 castanha do para
4 biscoitos integral com requeijão light
Meu café amargo


Acordei espirrando e tomei um copo de suco de laranja. Essas vieram de longe. São Felipe, presente do meu irmão e minha cunhada. São laranjas orgânicas.  Estava lendo um texto interessante sobre alimentos orgânicos e segue abaixo.



O que é alimento orgânico?

O alimento orgânico não é somente “sem agrotóxicos” como se veicula normalmente. Além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos (e isso resulta na isenção de uma infinidade de subprodutos como nitratos, metais pesados, etc) ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.

Alimento orgânico vem da Agricultura Orgânica que na Legislação Brasileira de 2007 tem como objetivos a auto-sustentação da propriedade agrícola no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais para o agricultor, a minimização da dependência de energias não renováveis na produção, a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente, o respeito à integridade cultural dos agricultores e a preservação da saúde ambiental e humana.

Você deve também entender que alimento orgânico não é menor ou de aspecto inferior do que o convencional. Normalmente esse tipo de alimento provém de uma fazenda orgânica em sua fase inicial de produção ou a um sistema produtivo que não aplica adequadamente as práticas da agricultura orgânica.

Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional.

Todos os vegetais e frutas que possuem cores brilhantes contêm uma substância chamada betacaroteno. Nosso organismo a transforma em vitamina A, que é muito importante para os olhos. 
 
Quem consome muitas frutas e verduras costuma correr menos riscos de desenvolver a degeneração macular com a idade. Ela afeta a parte central da retina e, segundo pesquisas, é a maior causa de cegueira no Ocidente. Esses alimentos funcionam como um tipo de óculos de sol natural. 
 
Outras substâncias que podem ser encontradas em frutas e vegetais de cores brilhantes são os pigmentos luteína e zeaxantina. Eles são grandes protetores da saúde ocular, junto com o mineral zinco. 


Por Drª Elaine de Azevedo – Nutricionista especializada em orgânicos




(Foto: Google imagens)
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se este mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo para um mundo melhor

Lá,lá,lá,lá,lá...

(Ivan Lins)



Nenhum comentário:

Postar um comentário