segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Na Cozinha da Líli - Organização e facilidade

 

Oi, gente. Desde do início da R.A (Reeducação Alimentar) Eu adotei algumas medidas facilitadoras que ajudam MUITO. Só agora eu me atentei em passar isso. Para  nós que estamos nesse processo é  importante a ORGANIZAÇÃO. Tudo na vida é preciso de planejamento. Então, porque não planejarmos a nossa semana, facilitando as coisas. Seja por questão de otimizar o tempo, seja por questão de comodidade e conforto.
Quantas vezes abrimos a geladeira e somos tentados a comer algo que fuja da dieta ou da R.A. Mas, se tivermos uma gelatina, uma salada de frutas um iogurte. A possibilidade disso acontecer diminui bastante.


Gelatina nossa de cada dia. Santa gelatina. Tenha SEMPRE na sua geladeira. Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia.  Fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas.  favorece o emagrecimento. É aliada da beleza, cuida da pele, unhas e cabelos. Fácil de fazer, de baixo custo e hipocalórica.

 

Por que ela faz bem?
Por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!
 
 
Pele mais firme
Você já deve ter ouvido falar que, quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. Isso acontece por conta do enfraquecimento gradativo do colágeno, que exerce essa função estrutural de sustentação e preenchimento da pele. Com uma dieta rica em proteínas (lembre-se, gelatina é proteínas), atividade física e pouca exposição solar é possível melhorar a saúde, como fortalecer unhas, ter um cabelo brilhante e a pele mais saudável. No entanto, é importante salientar: não existem milagres na área da saúde! Ou seja, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida precário. Portanto, não esperem pelo milagre da gelatina que não vai funcionar.
 

O arroz integral ele é mais durinho que o arroz branco, demora mais tempo para cozinhar. E feijão também tem um ponto de cozimento demorado. Então, eu cozinho e congelo. Coloco em saquinhos a quantidade certa de cada refeição (3 colheres de cada), então, na hora é só tirar do saquinho e esquentar. Eu só uso um pouco de sal grosso. Na hora de comer, coloco um azeite ou uma erva.


Coloco numa vasilha plástica tampo e coloco no congelador.

O suco verde é repleto de clorofila. Esse pigmento que dá cor verde as plantas. Fortifica o sistema imunológico, auxilia no tratamento da anemia, elimina toxinas, limpa o intestino e evita diversas doenças.
Além da clorofila, o suco verde fornece magnésio (fundamental para o organismo, pois participa das reações orgânicas) e antioxidantes (capazes de impedir a ação de radicais livres que levam ao envelhecimento e doenças).
As hortaliças de folhas verde-escuras são ricas em ácido-fólico - um complexo vitamínico B, necessário para manutenção adequada do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos do sangue.
O suco verde tem propriedades realmente maravilhosas. Ele é rico em ferro e vitamina C (imunidade), Zinco (fertilidade) e Magnésio (previne cólicas menstruais, enxaqueca e qualquer espasmo muscular). Além disso, quem toma percebe a diferença para enfrentar o dia e de quebra melhora a saúde do fígado. Ainda é bom para a visão e emagrece. Pra que melhor?
Tente incluir por dia um copo de suco verde: a melhor forma é a natural. Acrescentando a laranja ou o  limão  é melhor ainda, pois a vitamina C, ajuda a fixar o ferro no organismo.
O suco pode ser tomado em qualquer horário do dia entre as refeições, mas o ideal é tomar em jejum: desse modo os nutrientes são melhor aproveitados no organismo.
Podem ser usadas outras folhas verdes: agrião, rúcula, espinafre, salsão, alfafa.
Suco verde:
2 folhas de couve
1 pedaço de  gengibre
1 limão
1 colher de mel ou  uma colher rasa de açúcar mascavo
Modo de fazer:
Bata no liquidificador e adoce à gosto
 
Preparando os gelinhos da Couve:

1º passo: 1 maço de couve lavada
2º passo:  Corte e coloque 100 ml de água e triture no liquidificador                 
3º passo:  Sem coar, despeje em forminhas de gelo e leve ao freezer
Depois de congelado é só retirar das forminhas e guardar em saco plástico ou vasilha. Depende do espaço que tenha disponível. Use dois cubinhos (forma tradicional, caso sua forma seja pequena, coloque o equivalente)  para cada copo de suco.
 
Fonte:
 
 
Revista Saúde
Revista Boa Foma
Wikipédia
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário